JOVENS DO SUDESTE CRITICAM FALTA DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E PEDEM TRATAMENTO HUMANIZADO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE, INFORMA AGÊNCIA AIDS



Entre os dias 11 e 14 de outubro, aconteceu na cidade de Domingos Martins (ES), o II Encontro Regional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids da Região Sudeste. O evento reuniu 110 pessoas, que discutiram problemas e sugeriram propostas para o enfrentamento do HIV/Aids na região.Cada estado levantou suas demandas e propostas, e as que se referiam à região como um todo já foram votadas. O resultado final com as discussões do encontro deve sair até o final desta semana.

Entre as propostas do estado de São Paulo estão a interiorização da rede e a necessidade de divulgá-la através das diretorias regionais de saúde; realizar encontros com capacitações regionais em São Paulo e solicitar parcerias de ONG`s; contratação de hebiatras para o serviços e Capacitação dos profissionais de saúde em relação aos direitos sexuais e reprodutivos dos jovens portadores de HIV. Os jovens reclamaram do fato de Campinas não ter Rede de Jovens e da Rede não estar fortalecida no interior do Estado ou mesmo ausente em outros locais. Eles também apontam a necessidade de uma sede para a Rede e de maior preparo dos profissionais de saúde em relação aos direitos sexuais e reprodutivos dos portadores de HIV. Eles elegeram ainda Maytê Cortez como representante estadual.

Já o Espírito Santo pede melhor organização dos horários de coletas e consultas no estado e reclama da exposição dos usuários nos atendimentos aos usuários da farmácia. Eles sugeriram ainda a realização de um 2º Encontro Estadual de Jovens com HIV/AIDS. Ralf Barros foi eleito o representante do estado. Ele também foi eleito representante regional.

Os jovens do Rio de Janeiro criticam a exposição desnecessária de resultados/diagnósticos, o extravio contínuo de exames médicos, a falta de equipe médica especializada para atendimento e tratamento de doenças oportunistas e a falha no encaminhamento de pacientes. Rafaela Queiroz foi eleita Representante Estadual.

Em Minas Gerais, o representante estadual eleito foi Thiago Perco. Entre as principais reivindicações dos jovens do estado estão a ampliação de campanhas de prevenção de DST/Aids de ação contínua, a melhoria na capacitação dos profissionais de saúde para garantir o atendimento humanizado e o esclarecimento sobre a mudança do fabricante do medicamento Ritonavir e seus efeitos colaterais, além da solicitação da Coordenação Municipal de Juiz de Fora um parecer referente a falta do medicamento Tenofovir.

Entre as propostas regionais retiradas do evento estão: solicitar a ANVISA uma apuração a respeito da maior ocorrência de eventos adversos após a troca do fabricante dos medicamentos e divulgação de um parecer da agência sobre o caso; garantir que a troca de fabricante não implique em maior e novas ocorrências de eventos adversos dos medicamentos; promover os encontros estaduais da região sudeste com o objetivo de estimular a troca de experiências e o entrosamento dos jovens vivendo com HIV/Aids em cada estado; disponibilização da terapia para períodos superiores de 2 meses em casos especiais como intercâmbios.

O Encontro foi realizado pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA) do Sudeste, organizado pelo Fórum das ONGs/AIDS do Estado do Espírito Santo, com financiamento do DN, PNUD e Ministério da Saúde e com o Apoio das Coordenações Estaduais do ES e MG e Coordenações Municipais de SP, RJ, Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.

Fonte: Agência Aids

Share this:

REDE JOVEM RIO+

A REDE JOVEM RIO+ é um Movimento Social Estadual, sem vínculo político-partidário ou religioso, constituído fundamentalmente por adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, atuando na inclusão social, na promoção do fortalecimento biopsicossocial e do protagonismo destes, independentemente de sexo, identidade de gênero, sexualidade, credo, cor, etnia, nacionalidade, naturalidade, escolaridade, classe social e sorologias

0 comentários