DEPOIMENTOS sobre o que é a REDE JOVEM RIO+?

Depoimentos de alguns Jovens sobre o que é para eles a REDE RIO+ e a importância desse espaço para as suas vidas. Observem, que alguns dos nossos jovens preferem não se identificar por conta do medo de repreensões da sociedade e tratam as pessoas vivendo com HIV/AIDS de forma banal e estigmatizada. Porém estes jovens, mostram ao mundo que só o amor é capaz de vencer qualquer barreira. Boa leitura a todos.

Grupo de Comunicação
REDE JOVEM RIO+

 DEPOIMENTOS

JOVEM V: Sentir-se só, em meio a uma multidão de anônimos. E então, perceber que o anonimato também nos torna irmãos em meio a um mundo de julgamentos tão abstratos, onde as pessoas são subjugadas por sua sorologia + ou -, que não escolhe sexo, opção sexual, cor ou religião. Onde o caráter, a capacidade intelectual e a história de vida de cada ser humano é sobreposta a um vírus, que vive graças ao nosso organismo. É muito bom, ter amigos que nunca sequer vimos, mas que entendem nossas dores, vibram com nossas vitórias, compartilham lutas diárias e acolhem os novos amigos que se sentem muita das vezes perdidos, confusos e isolados, como um dia fiquei. A rede pra mim me faz recordar todos os dias que não estou só, que não tenho do que me envergonhar, não procuro piedade, só tenho o direito de viver minha vida da melhor maneira possível, sem deixar que o vírus, o preconceito, ou que ninguém me prive de concluir meus objetivos e de ser feliz.


JOVEM R: Sabe quando você inicia a escola/curso/faculdade e se sente sozinh@? Mas com o tempo descobre que existem pessoas que você se identifica mesmo sendo bem diferente, mas com mesmo objetivo? Assim é a Rede Jovem Rio+, a gente tem história bem diferentes mas nosso objetivo eh igual, viver bem e juntos! A gente compartilha vivências boas e algumas ruins, algumas histórias nos fortalecem e fazem enxergar que depois de um "Reagente" é possível continuar com objetivos e sonhos! A rede é uma família, onde cada um tem um papel único... Enfim a rede é isso, ciente obrigad@!


JOVEM T: Quando eu fui diagnosticado com HIV me senti uma pessoa inferior: havia me tornado tudo o que minha família e amigos me ensinaram a desprezar. Talvez tivesse me entregado a esse sentimento se não tivesse conhecido a Rede. Dela faziam parte alguns amigos que eu não imaginava que eram soropositivos, e pude encontrar pessoas inteligentes, bonitas, criativas e alegres que me inspiraram a ser o que sempre fui. Já fui chamado de Sol, e confesso que esse foi o melhor elogio que recebi. Aprendi que um vírus não pode me roubar a luz e a vontade que tenho de viver e promover a vida e a felicidade dos que me cercam. Além disso, se não fosse a rede, eu estaria em desespero, completamente sem informações sobre como o virus age, como os medicamentos funcionam e como me cuidar é a maior atitude de amor que posso ter por mim mesmo. A rede me deu vontade de abraçar o mundo, não somente os soropositivos, e deixar de lado tudo e todos que não promovem o bem.

JOVEM P: Difícil definir a Rede de uma forma só. Acho que é, desde o meu diagnóstico, eu passei por diversas fases e, em cada uma delas, estar aqui significou algo diferente!
Primeiro a Rede foi para mim um amparo; difícil não ficarmos assustados com o resultado. Nosso mundo cai por um momento que parece ser uma eternidade, nossos pensamentos são os do medo, da vergonha e do desconhecido. Conhecer a Rede nessa etapa foi o que meu deu forças para enfrentar meu novo "eu".
Depois disso a Rede se tornou informação. Não, não seria o HIV que iria me matar; não, eu jamais terei AIDS se eu me cuidar; descobri o que é ser indetectável, soropositivo, jovem, etc.
Não muito depois a Rede se mostrou para mim um lugar de paz, aonde eu poderia (e ainda posso) buscar tranquilidade, falar abertamente da minha situação é ouvir conselhos. Porém, ironicamente, a Rede também se mostrou ser um lugar ruidoso, agitado e ativo. Se tornou uma ponte de militância (que infelizmente eu não posso atuar da maneira que gostaria). Me mostrou um mundo que eu não pertencia, de dependência de um Sistema muitas vezes falho. Me abriu meus olhos, me tirou de um "gaiola dourada" e me fez ser mais cidadão.
Atualmente a Rede é para mim uma família: grande, barulhenta, às vezes chata, às vezes dura... Mas com muito amor para dar.
Sei que ainda novas fazes virão. Estou apenas no início, afinal tenho a minha vida toda pela frente (ainda bem!), e espero estar sempre com cada um aqui, e podendo retribuir tudo que me foi feito!

JOVEM F: Talvez as pessoas pensem que sou perfeito, por sempre está postando coisas positivas para todos, porém não sou, sou feito de carne e osso, vim de infância humilde, abuso sexual quando criança não por alguém da família, também por  bebida alcoólica em família, fome, entre outras coisas,  para chegar aos dezoito anos descobrir que o homem que me criou com filho não era meu pai e descobrir isso por boca de estranhos, ser maltratado por mãe, pela orientação sexual, a ponto de sair de casa pra comprar veneno de rato pra se matar, viver em depressão, se achando o pior de todos os seres, a vergonha da sociedade, da família, até não suportar e sair de casa, ficar cinco anos sem falar com minha mãe, e sempre acompanhado de depressão, procurando ajuda de psicólogos, igreja, para tentar se livrar de uma culpa que eu não tinha, me achava doente, feio, não me olhava no espelho, porém a cinco anos e meio, veio o que pra muitos é o final da vida, através de uma pessoa que me infectou de propósito, colega de trabalho, que provavelmente sabia, e que talvez tenha achado que me fez mal, engano dele. Me fez enxergar  que eu estava errado, por essa razão digo que o HIV foi minha cura, passei a ver  a vida com outros olhos e hoje agradeço a Deus e aquela pessoa que me fez enxergar quanto a vida é linda, hoje sou um super homem, descobri força que não sabia que possuía, me considero uma fênix. Aos poucos vamos criando coragem e relatando detalhes obscuros de nossas vidas, não para querer ser considerado um mártir da perfeição, mas que outros vejam que cada um tem um passado, bom ou ruim, e que não é o fim.
Mas graças ao HIV eu conheci a rede, as pessoas e consegui me manter firme e forte nessa Batalha.
Pela vida, descobri o que é amizade, confraternização,  Se dar ao próximo sem interesse de lucrar, tirar aproveito, fazer por amor, esse trabalho que vocês fazem.



---------------------------------------------------------------------------------------------------
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM, NOS ENVIE A SUA HISTÓRIA E A MANEIRA COMO QUER QUE PUBLIQUEMOS, BASTA ENVIAR PARA jovensriopositivo@gmail.com O SIGILO É A NOSSA MARCA REGISTRADA.