Interação Medicamentosa: Um perigo para nossa saúde?! Um APP que pode ajudar!

O que é interação medicamentosa?

Chamamos de interação medicamentosa a interferência de um medicamento na ação, na absorção, no metabolismo ou na excreção de outra substância.

As interações podem ser positivas ou negativas?
Sim! As positivas são aquelas que aumentam o efeito terapêutico ou reduzem possíveis efeitos tóxicos de um medicamento, e as negativas são aquelas que potencializam os efeitos indesejáveis ou que podem aumentar o risco de reações adversas.

Como posso saber se a interação pode me prejudicar?
Toda bula de medicações tem essa informação. É sempre recomendado que leia para ter certeza se a medicação que está tomando é segura.

Mas tenho que comprar a medicação ler a bula e só assim saber se posso tomar ou não?
Não. Existe duas formas que sugerimos. A primeira é procurar o nome do remédio no google, exemplo de busca: Bula Azitromicina
A segunda dica é maravilhosa para a interação de ARVS! Existe um app para celular chamado "HIV iChart"  com ele é possível saber quais remédios podem ser ingeridos. Veja a explicação básica para utiliza-lo:

Baixe o app: HIV iChart




















Clique em "Start Drug Interacions"




















Selecione os seus ARVs e click na seta superior direita:




















Selecione a substância que quer saber a interação e novamente na mesma seta (Ex: Cliquei em Aspirin/Aspirina)



















Veja as interações entres seus ARVs e entre a medicação selecionada, observe que VERDE: Significa interação segura; Amarelo: Interação deve ter cuidado e Vermelha: Interação perigosa


Clique na seta verde ao lado de cada combinação e leia as informações sobre a interação



















OBS: Nunca deixe de informar seu médico sobre os remédios/substâncias que utiliza no dia a dia, essa informação pode salvar sua vida!


Share this:

REDE JOVEM RIO+

A REDE JOVEM RIO+ é um Movimento Social Estadual, sem vínculo político-partidário ou religioso, constituído fundamentalmente por adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, atuando na inclusão social, na promoção do fortalecimento biopsicossocial e do protagonismo destes, independentemente de sexo, identidade de gênero, sexualidade, credo, cor, etnia, nacionalidade, naturalidade, escolaridade, classe social e sorologias

0 comentários