Histórico da REAJVCHA-RJ


Histórico da Atual
REAJVCHA-RJ
(Rede Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS do Rio de Janeiro).

Com o fortalecimento adquirido no Quarto Encontro de adolescentes e jovens Vivendo com HIV/AIDS (IV ENAJVHA), em Curitiba/PR, os adolescentes e jovens de sorologia positiva para HIV, participantes da RNAJVHA (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS), viram a necessidade de iniciar sua militância juvenil no Estado do Rio de Janeiro, sendo assim iniciado o movimento por aqueles jovens que viam participaram dos encontros de jovens vivendo com HIV/AIDS (inicio em 2006).
A primeira articulação para criação da REAJVHA-RJ se deu no final do evento acima mencionado, no quarto do hotel onde se encontrava hospedada a delegação jovem vivendo com HIV/AIDS do Estado do Rio de Janeiro. Naquele momento ficou combinado, entre eles, que se estabeleceria um novo encontro no Rio de Janeiro para dar início à Rede Estadual de Jovens Positivos, em que adolescentes e jovens de sorologia positiva ficariam à frente da organização e coordenação dos trabalhos. À época solicitaram a esta pesquisadora o apoio na busca de parceiros para que as reuniões fossem estabelecidas e na construção de uma agenda inicial, para sedimentação da ideia embrionária.
Assim, em 17 de setembro de 2009, realizaram o primeiro encontro formal da REDE ESTADUAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS DO RIO DE JANEIRO (REAJVHA-RJ), com a presença de 14 jovens vivendo e convivendo com HIV/Ais, conforme registro da lista de presença, na sede da ONG Grupo Pela Vidda – Rio de Janeiro  (GPV-RJ).

Como a REDE é um espaço de participação social não sendo uma instituição juridicamente constituída, os jovens buscaram encontrar organizações, já devidamente constituídas e gozando de idoneidade ilibada no movimento, para estabelecimento de parceria, almejando desenvolver seu trabalho a nível estadual.

As organizações Grupo Pela Vidda – Rio de Janeiro (GPV-RJ) e Grupo Pela Vidda – Niterói (GPV-NIT), ambas com experiência em atividades de convivência com pessoas vivendo com HIV/Aids e com jovens, foram as escolhidas e, imediatamente, cederam espaços em suas sedes sociais para que a REAJVHA-RJ tivesse onde se encontrar e dar continuidade a ideia determinada em sua missão pela RNAJVHA, qual seja:

“Apoiar e unir os adolescentes e jovens vivendo com HIV/AIDS, bem como elaborar e implementar respostas, ações e políticas públicas contra os estigmas e impactos do HIV/AIDS para os mesmos” (Carta de Princípios da RNJVHA, em fase de aprovação final)

As organizações citadas acima foram imediatamente solícitas ao pedido dos jovens positivos do Rio de Janeiro e as reuniões vêm sendo realizadas todas as segundas quartas-feiras de cada mês, revezando as sedes sociais, conforme disponibilidade de suas agendas de atividades.
Nas reuniões acontecem oficinas, workshops, dinâmicas, palestras específicas e muito diálogo e trocas de experiência entre os adolescentes e jovens participantes. Todas as atividades do encontro são exaustivamente discutidas entre os jovens participantes e a pauta do encontro seguinte é promovida através do consenso, abrangendo interesses e necessidades dos jovens da REAJVHA-RJ, buscando a sua formação, treinamento e capacitação, para melhor exercício da sua cidadania e luta em HIV/AIDS.
Em outubro de 2010, aconteceu o Encontro Regional de Adolescentes e Jovens Vievndo com HIV/AIDS da Região Sudeste, no estado de São Paulo. Alguns membros/participantes da REAJVHA-RJ estavam presente. Nesse encontro foram reforçadas algumas ideias/sugestões entre elas a necessidade das pessoas soropositivas para HIV/AIDS ficarem cientes que todos devem saber e lutar por todos os seus direitos.
Em março de 2011, aconteceu uma reunião mensal da REAJVCHA-RJ, onde os jovens presentes optaram, por democracia, pela mudança da sigla REAJVHA-RJ para a REAJVCHA-RJ, à colocação da letra C que representa CONVIVENDO foi assim sugerida e aceita, pois nas reuniões temos  presença de adolescentes e jovens que não possui sorologia para HIV, mas convive com alguém que tenha HIV/AIDS. Assim não havendo nenhum tipo de exclusão. “Se queremos uma sociedade unida e sem preconceito, por que não unir adolescentes e jovens vivendo e convivendo”(fala de um jovem). Então a partir desse dia a sigla ficou oficialmente como REAJVCHA-RJ. 
. Nesta mesma reunião foram criados alguns pontos/regras que seguimos em todas as reuniões ou lugares que vamos representando a mesma, são estas:
v      Regra de convivência:
·              Nenhum jovem é obrigado a revelar sua sorologia para HIV.
·              Nenhum jovem deve exigir de outro jovem que seja revelada sua sorologia seja ela positiva ou negativa para HIV. 
·              Todos os participantes das reuniões devem respeitar as diferentes opiniões/ideias/sugestões dos ali presentes.
·              Nenhum jovem é obrigado a falar ou responder nenhuma pergunta se assim quiser e fizer.
·              Nenhum jovem é obrigado a tirar foto e se quiser pode exigir que e foto que ele esteja seja excluído.
·              Nenhum jovem deve falar (sorologia, opinião, atitudes, historia de vida...) de outro jovem fora das reuniões sem que o mesmo autorize.
·              Nenhuma opinião é fútil.
Pode fazer parte da REAJVCHA-RJ adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/AIDS com idades de 15 a 29 anos.

Share this:

REDE JOVEM RIO+

A REDE JOVEM RIO+ é um Movimento Social Estadual, sem vínculo político-partidário ou religioso, constituído fundamentalmente por adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, atuando na inclusão social, na promoção do fortalecimento biopsicossocial e do protagonismo destes, independentemente de sexo, identidade de gênero, sexualidade, credo, cor, etnia, nacionalidade, naturalidade, escolaridade, classe social e sorologias

0 comentários